Aprenda como decorar o quarto do bebê

Aprenda como decorar o quarto do bebê

Preparar o lar para a chegada do pequeno ajuda a tornar o momento ainda mais especial. Apesar da ansiedade, decorar o quarto do bebê tem que ser uma atividade prazerosa aos envolvidos, assim vai estar tudo arrumadinho quando o neném sair da maternidade.

O problema é que, com tantas referências e ideias, é comum se perder entre as possibilidades. Entretanto, é possível encontrar o seu estilo e criar algo agradável e com personalidade.

Não sabe por onde começar? Veja como decorar o quarto do bebê e monte o ambiente perfeito!

Defina um tema e uma paleta de cores

Para ter o direcionamento ideal, é preciso iniciar com algumas definições importantes. A principal delas é selecionar o tema que vai nortear todas as decisões. Dá para escolher muitas opções, como floresta, nuvens, bonecas, flores e mar. Se quiser algo moderno, vale investir em alternativas geométricas.

A partir do tema, selecione uma paleta de cores. Não exagere na quantidade de tons e escolha os que têm a ver com a proposta. Uma decoração de bichos pede bastante verde e um toque de marrom. Já a ligada ao espaço e ao céu exige azul, branco e cinza.

Se não tiver um tema específico, aposte em combinações de cores, como gradiente de rosa ou azul, laranja, verde, branco com cinza e assim por diante. Desse jeito, vai saber o que comprar.

Crie uma disposição que seja útil para você

Decorar o quarto do bebê não significa apenas dispor muitos itens decorativos para tirar fotos incríveis. A estética é relevante, mas a funcionalidade é essencial. Esse é o cômodo mais importante nos primeiros meses de vida, então tudo tem que ser escolhido corretamente.

Ao adquirir os móveis, elabore um ambiente útil e que facilite o seu cotidiano. Deixar a cadeira de amamentação perto do berço e de um aparador, por exemplo, facilita a tarefa. O mesmo vale para criar uma área de trocador em cima da cômoda ou ao lado do armário, já que tudo fica à mão. Com boas escolhas, o cômodo se tornará perfeito para o uso.

Evite os excessos de itens e cores ao decorar o quarto do bebê

É comum a vontade de querer encher o quarto de elementos. No entanto, isso não é bom por dois motivos. Exagerar nas cores e nos objetos decorativos vai deixar o pequeno agitado e tornar o momento do sono difícil. Então, evite excessos — principalmente, perto do berço.

Além do mais, o exagero cria o ambiente perfeito para o acúmulo de poeira, ácaros e outros microrganismos. Para que o pequeno não sofra com alergias, o melhor é manter a simplicidade para facilitar a limpeza.

Não pense apenas nos primeiros meses

Ainda que a vontade seja decorar o quarto do bebê com todos os elementos possíveis, é essencial se lembrar de que tudo passa muito rápido. Quando você menos esperar, será preciso adaptar o quarto, trocar o berço e assim por diante. O melhor, então, é já pensar em longo prazo.

Vale a pena criar um espaço menos sobrecarregado, porém, capaz de receber mudanças, do que ter que se desfazer de muitos itens com poucos meses de uso. Com esse pensamento, você garante economia e organização para o quarto.

Como vimos, decorar o quarto do bebê é uma tarefa e tanto. Ela pode ser bem divertida, porém, exige os cuidados certos. Com a escolha e a disposição dos itens adequados, é possível elaborar o ambiente ideal para receber o pequeno!

E para ter a certeza que não vai faltar nada no para essa chegada especial, veja como montar um enxoval perfeito!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.